Terapeuta de Cães - Bruno Leite

Metodologia

Os cães deste século fazem parte da nossa família. Estão dentro de nossas casas e muitas vezes em nossas camas. Essa nova circunstância tem duas faces. Se de um lado os cães têm uma melhor qualidade de vida; do outro, jamais tiveram tantos problemas comportamentais. Partindo desses princípios entendemos que o velho adestramento, que trabalhava o cão isoladamente e com métodos punitivos, está absolutamente ultrapassado e é ineficiente. Dessa nova perspectiva nasce o ADESTRAMENTO INCLUSIVO, que visa a capacitar a família para incluir o cão em seu convívio social, com o mínimo de dano para todas as partes e, sempre, com métodos POSITIVOS (a base de RECOMPENSAS).

Problemas como excesso de latido, destruição de objetos, “hiperatividade”, saltos nas pessoas, necessidades fisiológicas em local inadequado, comportamento agressivo, ansiedade etc., tem se intensificado com a aproximação entre cães e humanos. O motivo: quase sempre uma falha na comunicação entre as duas espécies: o que inclui uma incompreensão da família humana sobre as necessidades e linguagem canina; e o apreço dos humanos pela punição como metodologia de ensino.

O ADESTRAMENTO INCLUSIVO consiste em entender que o cão é um ser social e que, assim como crianças — salvo as diferenças específicas –, precisa aprender as regras de convivência numa sociedade humana.


Nossa História

O ADESTRAMENTO INCLUSIVO começou a se desenhar em meados de 2004, quando seu fundador, o analista de sistemas Bruno Leite, apaixonado por cães, inicia sua jornada no mundo da cinofilia. Para resolver problemas comportamentais em sua matilha, com alguns Dogues de Bordeaux e uma shiba inu encrenqueira, ele começa a estudar profundamente o adestramento de cães e a psicologia social da espécie.

Em 2010, resolve abandonar a carreira na informática para transformar seu Hobby de reabilitar e educar cães, no método ADESTRAMENTO INCLUSIVO. Visando, sempre, transformar a família no principal agente de mudanças no cão. Nossa principal ferramenta é o amor da família pelo seu cachorro.

“Quando você entende o que está por traz dos olhos de um cão, se vê obrigado a reconstruir todos os seus valores e suas prioridades. Os cães me deram um equilíbrio que nenhum humano conseguiria dar. Era uma obrigação moral que eu dedicasse a minha vida para harmonizar o máximo de famílias e seus cães” Bruno Leite.

Terapeuta de cães 2016 | Todos os direitos reservados
AGÊNCIA SENSATTO